Pavilhão do Anhembi
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida da entrada de um complexo de instalações do pavilhão do Anhembi, cercado por grades de metal na cor verde. À frente, há um grande letreiro preso a duas colunas cinzas onde está escrito “Bem-vindos, Bienvenido, Welcome – Anhembi – Anhembi.com.br” nas cores vermelha, amarela e laranja. Há uma escada com cinco degraus da calçada ao portão. Um toldo de metal cobre o caminho do portão à entrada do estabelecimento. Árvores e arbustos estão à direita e à esquerda desta entrada. Parte de um tapume de obras está à esquerda da fotografia.
O Pavilhão do Anhembi é um complexo cultural-comercial construído em 1970 e que possui 400 mil metros quadrados. Anualmente, o Anhembi sedia diversos e variados eventos. No período de análise da dissertação de mestrado Lugares de Memória do Movimento Social das Pessoas com Deficiência na cidade de São Paulo de 1978 a 1981, o espaço recebeu as Feiras da Bondade, organizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para arrecadação de recursos. Diversas instituições filantrópicas conseguiam parte considerável de seus orçamentos através de feiras ou eventos de caridade. Durante o recorte cronológico da pesquisa, o repasse de recursos por parte do poder público era muito baixo ou simplesmente inexistente. Sem as feiras e eventos, não seria possível para essas instituições manterem seus serviços de assistência. Outro momento marcante ocorrido no espaço foi a panfletagem organizada pelo Núcleo de Integração de Deficientes (NID) em 1980 durante a Feira de Utilidades Domésticas, um dos eventos mais esperados do ano e comparado apenas ao Salão do Automóvel.
As informações acima foram retiradas da dissertação de mestrado Lugares de Memória do Movimento Social das Pessoas com Deficiência, de autoria de Carla Grião.
Envie um comentario