Associação dos Surdos de São Paulo
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida de dois imóveis brancos semelhantes a galpões, um de frente para o outro, cercados por grades de ferro na cor verde. Ao centro e nas laterais há árvores e grama alta e um balanço infantil colorido. O imóvel da direita tem dois andares e o segundo andar possui janelas em quase toda a extensão da esquerda para a direita. Na calçada há dois postes de energia.
A fundação da Associação dos Surdos de São Paulo (ASSP) foi uma das primeiras instituições de ajuda mútua para pessoas com deficiência que foram criadas no Brasil. Sua origem está nos anos 1950, quando um grupo de surdos encontrava-se com frequência na Praça da Sé e tiveram a ideia de praticar juntos algum esporte. Foi quando surgiu a ideia competir com jogadores ouvintes no Campeonato de Futebol promovido pela Federação de Futebol da Várzea Paulistana.
Após uma viagem de férias à Argentina, um dos jogadores do grupo, Armando Melloni, teve contato com a Asociación de Sordosmudos de Ayuda Mutua (ASAM) e, ao retornar para o Brasil, levou a ideia de fundar uma associação em conjunto com os amigos do time. A proposta era trazer mais jovens para o grupo e proporcionar encontros para surdos de diferentes idades. Assim, foi fundada a Associação de Surdos-Mudos de São Paulo, local de referência para as pessoas com deficiência auditiva e também um espaço para a criação de laços de pertencimento da comunidade surda. Em 2021, a ASSP continua no mesmo endereço em que funcionava nas décadas de 1970 e 1980.
As informações reproduzidas acima foram retiradas da dissertação de mestrado Associação de Surdos de São Paulo: Identidade Coletiva e Lutas Sociais na Cidade de São Paulo, de Natalia Francisca Frazão.
Envie um comentario