Câmara Municipal de São Paulo
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida de um edifício com janelas de vidro em toda a sua extensão que refletem a luz do sol e alguns prédios à frente. A construção é cercada por um gradil branco e há três árvores em um canteiro em primeiro plano. A calçada possui o “piso paulista” nas cores preta e branca.
A Câmara Municipal de São Paulo é a sede do Poder Legislativo da Cidade de São Paulo. Apesar de existir desde 1560, a construção considerada aqui como um Lugar de Memória foi inaugurada em 1969. Além de ser o espaço público onde se criam as leis municipais, a Câmara Municipal recebeu eventos importantes relacionados à pessoa com deficiência. Por exemplo, no dia 14 de março de 1981, o Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD) realizou no espaço uma cerimônia em homenagem às pessoas com deficiência em comemoração ao Ano Internacional da Pessoa Deficiente (AIPD).
Informações retiradas do jornal Folha de São Paulo indicaram que, nesta cerimônia, Odete Cláudio Machado, cega, leu a publicação em Braille da Declaração dos Direitos da Pessoa Deficiente que foi aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975. Estavam presentes no evento Dom Luciano Mendes de Almeida, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o deputado federal Horácio Ortiz, o juiz corregedor dos Presídios Renato Talli e representantes de diversas entidades de assistência. Relatos reproduzidos no jornal mostraram que o acesso das pessoas com deficiência à Câmara foi difícil, pois não havia obras de acessibilidade arquitetônica. Além disso, o espaço sediou uma série de palestras e discussões empreendidas cuja temática era a inserção da pessoa com deficiência na sociedade.
Envie um comentario