Centro de Desenvolvimento de Recursos para Integração Social
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida de uma fachada na cor branca de uma loja de roupas com uma grande vitrine em quase toda a sua extensão. No meio da construção há uma grande placa verde onde se lê “Crocs”, escrito na cor preta. No interior, há peças de roupa e calçados variados e dois grandes banners com propagandas da loja. Em frente ao estabelecimento, aparece a parte de cima de dois carros que estão estacionados.
As informações sobre o Centro de Desenvolvimento de Recursos para Integração Social (CEDRIS) são escassas. O site Bengala Legal, publicou em 2011 uma entrevista com o assistente social Romeu Sassaki onde encontramos a afirmação de que o CEDRIS foi fundado em 1975 pelo próprio Sassaki, que o administrou até 1990. Sabemos pelo jornal Folha de São Paulo que a entidade faz parte do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes, porém não dispomos de maiores informações.
Sassaki foi uma figura importante dentro do que ele chama de Movimento Político pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, participando de diversos eventos, concedendo entrevistas a veículos de imprensa variados, escrevendo comunicados sobre as reuniões dos movimentos, escrevendo livros e artigos sobre a causa das pessoas com deficiência, entre outras contribuições importantes. Formado pela Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), Sassaki fez estágio no Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde permaneceu até 1974. Entre 1966 a 1967, através de uma bolsa de estudos fornecida pela ONU, fez cursos de atualização nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.
Envie um comentario