Estação Sé do Metrô
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida de uma das entradas da Estação Sé do Metrô. A parte superior da construção é retangular e possui uma placa branca com a logomarca do Metrô e a palavra Sé, ambas na cor preta. À direita da placa, há um quadrado azul e um quadrado vermelho. Um grande portão de grades na cor branca está fechado e ocupa a parte central da fotografia. Há um corredor que leva à entrada e que possui jardins cercados por muros à esquerda e à direita e corrimãos na cor metálica. Uma bicicleta encontra-se encostada no corrimão à direita.
A Estação Sé faz parte da rede metroviária da Cidade de São Paulo, cujas atividades começaram em 1968. Há algumas controvérsias em relação ao ano em que a Estação Sé tornou-se um lugar importante para o Movimento Social das Pessoas com Deficiência. De acordo com entrevistas do Padre Geraldo Labarrère Nascimento, a estação foi palco de um grande ato quando, em 1978, um rapaz em cadeira de rodas foi impedido de acessar o Metrô. Após o acontecimento ser relatado em uma das reuniões da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes Físicos (FCD), cerca de cento e cinquenta pessoas com deficiência se reuniram na Praça da Sé para exigir que o Metrô fosse acessível. Nessa ocasião, todos embarcaram em um dos trens para descer na Estação Vergueiro. A movimentação de tantas pessoas com deficiência chamou a atenção da imprensa e todos os que estavam presentes no Metrô. O Padre Geraldo conta que, além da manifestação, o Metrô foi processado pelo grupo e dez anos depois, em 1988, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que o Metrô precisaria dar acesso a todos os públicos, colocando elevadores em as estações que futuramente foram construídas. Tal acontecimento foi um marco importante para o Movimento Social das Pessoas com Deficiência.
Há, contudo, algumas questões históricas que dificultam a datação precisa dessa manifestação. Primeiramente nada foi encontrado na imprensa de 1978 a este respeito. Em segundo lugar, o Padre Geraldo relatou para a autora da dissertação Lugares de Memória do Movimento Social das Pessoas com Deficiência na cidade de São Paulo de 1978 a 1981 que, após desembarcarem na Vergueiro, o grupo se dirigiu ao Centro Cultural São Paulo. Porém, este Centro começou a ser construído justamente em 1978, o que apontar para uma eventual imprecisão da data. Apesar de não possuir uma datação que possa ser confirmada por outras fontes, a movimentação ocorrida na Estação Sé é sem sombra de dúvidas emblemática para o Movimento, uma vez que assinala a conquista da acessibilidade para todas as estações do Metrô.
Envie um comentario