Faculdade Paulista de Serviço Social
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida da fachada de um edifício coberto inteiramente por janelas espelhadas. Acima da entrada, há uma grande placa cinza com as logomarcas da Faculdade Paulista de Serviço Social, das Faculdades BWS Graduação e Pós-Graduação e Faculdade Paulista de Gestão e Saúde. A entrada possui vidros espalhados com contornos grossos de metal na cor preta. Em frente ao edifício, há um poste elétrico à esquerda e um carro está estacionado. As construções localizadas na parte da frente do prédio e o céu azul com nuvens estão refletidas em seus vidros.
A Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS) começou sua história em 1936, quando um movimento ligado à Igreja Católica buscou formar assistentes sociais capazes de trabalhar com a sociedade em transformação da época (de agrícola para industrial) criando a então Escola de Serviço Social (posteriormente chamado de Instituto de Serviço Social). Em 1946, o Instituto tornou-se um dos elementos de constituição da Pontífice Universidade Católica de São Paulo.
Em relação às pessoas com deficiência, a FAPSS cedeu seus espaços para que fossem utilizados para alguns eventos, como por exemplo o encontro com Maria Helena de Matarazzo sobre sexualidade e deficiência, promovida em 1982 pelo Núcleo de Integração de Deficientes (NID). A proposição de debates e eventos públicos foi uma das formas encontradas pelo Movimento Social das Pessoas com Deficiência para chamar atenção para seus direitos e para encontrar coletivamente soluções para as barreiras encontradas na sociedade.
Além disso, a Faculdade Paulista de Serviço Social foi a instituição que formou Romeu Sassaki, um importante militante do Movimento Social.
As informações sobre a FAPSS foram retiradas do depoimento do Prof. Heliton Betetto publicado no artigo FAPSS: Uma História de 70 anos.
Envie um comentario