Movimento pelo Direito das Pessoas com Deficiência
Breve descrição da imagem: Fotografia colorida do muro de um edifício. O muro é grande, é feito de pequenos tijolos vermelhos e possui rolos de arame farpado acima. Dentro do muto há muitas árvores cujas folhagens ocupam a parte superior da fotografia. Na escada há dois postes de iluminação com fios de alta-tensão de ambos os lados. A calçada é estreita e formada por pisos de pedras cinzas.
O Movimento Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD) foi fundado em 1979. Ele juntou diversas pessoas e grupos que lutavam pela causa das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo. No período, esses grupos eram chamados de entidades, muitos atendendo às necessidades de pessoas com deficiência de um único tipo, por exemplo, os cegos, os surdos etc. Durante os anos 1970 e 1980 a pessoa com deficiência não era assistida por políticas públicas eficientes. Existiam poucos centros de reabilitação ligados a instituições públicas. As salas de aula para crianças com deficiência eram separadas das salas de aula regulares e eram oferecidas em poucas escolas. Algumas estimativas indicam que apenas 1% das pessoas com deficiência de todo o Estado de São Paulo, por exemplo, recebiam algum tipo de cuidado de serviços públicos. Nesse cenário desolador, onde a pessoa com deficiência era abandonada à própria sorte, era muito importante a mobilização e a reivindicação de direitos humanos básicos para esse grupo. O MDPD atuava organizando reuniões e pressionando os poderes públicos para a criação de uma legislação capaz de atender adequadamente ao público com deficiência.
O número 62 da Rua Otoniel Mota não mais existe. A construção foi derrubada para a construção de um prédio. Nesse endereço, residiu Rui Bianchi, que presidiu o MDPD por um tempo. Seu endereço residencial servia para o recebimento de correspondências enviadas ao Movimento.
Envie um comentario